terça-feira, 6 de maio de 2008

Lisboa: Festas de Nossa Senhora da Saúde. Descaramento republicano!

Notícia do Correio da Manhã

A primeira-dama Maria Cavaco Silva cumpriu ontem a tradição de coroar a Nossa Senhora da Saúde durante a cerimónia da investidura realizada na capela junto ao largo do Martim Moniz. O momento, presenciado por cerca de uma centena de fiéis, é o primeiro passo de preparação para a procissão de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais
antigas de Lisboa, que acontecerá no domingo.

Organizada pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião, o ritual de coroação sempre foi presidido pela rainha de Portugal. Após alguns períodos de interregno, a cerimónia foi retomada definitivamente em 1982 e desde então o papel de rainha foi assumido pela primeira-dama.

Na cerimónia de ontem, Maria Cavaco Silva substituiu a coroa colocada no ano anterior por uma nova, de prata, a mesma com que Nossa Senhora da Saúde sairá à rua no domingo, durante a procissão. Esta não é porém a mais valiosa. Em 2005, numa missão envolta em grande secretismo, a imagem percorreu as ruas de Lisboa com uma coroa em ouro cravejada de diamantes e outras pedras preciosas. "Essa só sai em ocasiões especiais e está sempre rodeada de medidas de segurança muito apertadas", revelou Amadeu Rosa, da Real Irmandade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ajudem-me,

A Dra "Maria" Cavaco Silva, não é laica?

Enquanto precisar dos votos dos católicos para eleger o seu marido,a laicidade está e banho "maria"

O que esta gente faz para ser eleita.