segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Rei de Tonga coroado em ritual sumptuoso

George Tupou V foi coroado Rei de Tonga na capital Nuku'alofa, naquela que foi a primeira coroação deste estado do Pacífico Sul em mais de 40 anos. O pai do novo Rei, Taufa'ahau Tupou IV, subiu ao trono em 1967 e morreu em 2006.

Depois de untado com óleo, foi-lhe posta a coroa de ouro real numa cerimónia cristã, realizada numa igreja com mais de 1000 convidados. Ao novo Rei foi pedido que reine com "sabedoria, justeza e verdade". Milhares de pessoas ladeavam as ruas que levavam à igreja, cantando à medida que o monarca se aproximava. A ocasião marca "a abertura de uma nova era no nosso caminho como nação" - uma era de reformas políticas e económicas e de aumento da prosperidade", disse aos convidados o Primeiro Ministro Fred Sevel.
Sentado num trono dourado na Igreja Centenary Free Wesleyan, George Tupou V foi "untado, abençoado e consagrado" pelo Arcebispo da Polinésia. Os convidados reais incluíam o Príncipe japonês Naruhito, a Princesa tailandesa Maha Chakri Sirindhorn e os britânicos Duque e Duquesa de Gloucester. Presente esteve também a Primeira Ministra da Nova Zelândia Helen Clark.

O novo Rei governará num sistema político semi-feudal, onde ele e os nobres decidem a composição do governo e do parlamento. Contudo, ele afirma-se favorável a reformas, marcadas para 2010, onde a maioria do lugares no parlamento nacional serão eleitos pelos cidadãos.

Sem comentários: