segunda-feira, 13 de julho de 2009

Família Real da Noruega "adopta" cão-d'água português

Depois do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi a vez do príncipe Haakon fazer uma surpresa aos filhos.

Se seguisse o exemplo do pai, o príncipe Haakon da Noruega teria escolhido um setter inglês, mas o herdeiro do trono norueguês preferiu seguir a moda e oferecer aos filhos um cão-d'água português. Depois de Barack Obama ter optado pela raça que acompanhou os marinheiros portugueses durante os Descobrimentos, foram várias as figuras públicas que não resistiram ao seu pêlo encaracolado e feitio meigo e brincalhão.

Ideal para quem tem crianças - como Obama, que tem duas filhas, e Haakon, que além dos dois filhos tem um enteado - o cão-d'água começou por conquistar Ted Kennedy. O velho "leão" do Senado americano é dono de três cães desta raça - um deles serve mesmo de "narrador" no livro infantil do irmão do presidente assassinado John Kennedy O Meu Senador e Eu - e foi ele quem ofereceu Bo ao casal Obama.

É bem visível a empatia imediata entre o cachorro Milly Kakao, os príncipes Alexandra, de cinco anos; e Sverre Magnus, de três, e Marius, filho de um relacionamento anterior de Mette-Marit. A imagem idílica das criancinhas loiras a brincar com o cão contrasta com a irritação dos criadores, que receiam que a corrida aos cachorros ponha em causa a pureza da raça.

Sem comentários: