quinta-feira, 30 de julho de 2009

A magia da monarquia

Crianças recebem uma carta da Rainha de Inglaterra..

Lá se vai a teoria de que os realistas estão a definhar em deterimento de um futuro que pertence a uma vaga e brilhante republica” (artigo publicado no The Monarchist questiona o impacto do ideário republicano, na Austrália, nas camadas mais jovens).
Em Portugal a indiferença dos mais jovens pelo regime e o que ele representa (ou deveria representar) é brutalmente contrastante com a realidade noutros paises (todos eles mais desenvolvidos) europeus que permaneceram ou retornaram à monarquia. De facto Portugal é a par com a Grécia um dos paises onde os jovens mais gostam da História… com a correcta adenda de que falamos da História de Portugal até ao inicio do sec XX, pois daí para a frente a amnésia é total e preocupante para um País europeu no sec XXI. Podemos contar pelos dedos da mão o número de jovens que sabe o nome do 1º Presidente da Republica e compará-lo com a quantidade de jovens que sabe quem foi D. Carlos. Talvez não seja o caso de falha curricular mas antes uma clara percepção da qualidade intrínseca ás duas figuras.
O que não é relevante cai nos anais do esquecimento.

The Magic of Monarchy
So much for the theory that monarchists are dying off at an accelerating pace and the future belongs to some vague shiny republic. The fact of the matter is monarchists are born every minute, it is the futile task of every republican to indoctrinate them into some corrective educational program before they become the future. Judging from this photo, they might want to hurry!

Sem comentários: